Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 1 de julho de 2012

Governo tem 59% de ´ótimo´ e ´bom´


Conforme pesquisa CNI/Ibope, a mudança na avaliação do governo foi ocasionada pelas medidas econômicas.
Brasília. A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff (PT) atingiu, em junho, o maior índice desde que a presidente tomou posse. De acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, 59% da população considera o governo Dilma "ótimo" ou "bom". A última avaliação, de março, apontava que 56% dos brasileiros avaliavam o governo de forma positiva.

A maneira de governar da presidente Dilma Rousseff permanece aprovada por 77% dos brasileiros, o mesmo índice apurado em março. A pesquisa também apurou que o percentual dos brasileiros que confiam na presidente Dilma manteve-se em 72%.
Já o percentual de pessoas que considera o governo "regular" caiu de 34% para 32%. O índice de brasileiros que avaliam o governo "ruim" ou "péssimo" manteve-se em 8%.
Economia
Conforme a apuração da CNI/Ibope, a melhora na avaliação do governo Dilma foi ocasionada pelas medidas econômicas, lançadas para enfrentar a crise mundial.
Dentre as nove áreas específicas avaliadas, as três que registraram desempenho mais alto na comparação com a pesquisa de março são: taxa de juros, inflação e impostos. No caso da avaliação da Taxa de Juros, o percentual de aprovação da população é de 49%, contra 33% na última pesquisa. O percentual de desaprovação caiu de 55% para 41%. O movimento pela redução das taxas de juros tem sido uma das obsessões da presidente Dilma, que vem utilizando seus discursos para imprimir essa marca.
Em maio, a presidente aproveitou um pronunciamento feito em rede nacional de rádio e TV para dizer que é "inadmissível que o Brasil continue com um dos juros mais altos do mundo", em um recado claro aos bancos privados no país.
Melhor que Lula
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A pesquisa avalia trimestralmente a opinião pública sobre a administração federal e sua margem de erro chega a dois pontos percentuais.
A pesquisa apontou ainda que o governo Dilma Rousseff é melhor avaliado do que os dois ex-presidentes que a antecederam: o petista Luiz Inácio Lula da Silva (2003 - 2010) e o tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Enquanto 59% dos entrevistados consideraram que o governo Dilma é, atualmente, "ótimo ou bom", no segundo ano do primeiro mandato, Lula alcançou 29% de "ótimo ou bom" e, no segundo ano do segundo mandato, chegou a 58%. Já Fernando Henrique Cardoso, teve 35% de "ótimo ou bom" no segundo ano do primeiro mandato e só 20% em igual período do segundo mandato. Quando a pergunta é se os entrevistados aprovam a maneira de governar, Dilma chegou a 77% de aprovação, contra 51% de Lula e 54%,de FHC.

A Região Nordeste é onde o governo Dilma é melhor avaliado e onde o percentual "ótimo ou bom" alcançou 65%. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, o governo teve o maior aumento percentual, de 50% para 65%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário