Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Poluição na Praia de Majorlândia


A limpeza permanente da orla é um pedido antigo da população. Prefeitura informa que realiza o trabalho

Aracati. O não recolhimento do lixo na Praia de Majorlândia, ponto turístico do Litoral Leste do Estado, preocupa moradores e visitantes. A situação se torna mais complicada por estarmos no mês da alta estação e das férias estudantis. Os desejos vão desde entulhos de construção civil a tartarugas marinhas, que encalham na praia e, não sendo resgatadas, viram lixo orgânico em estado de putrefação.


A limpeza permanente da orla é uma reivindicação antiga da população. Jogar o lixo em local impróprio é também hábito antigo de alguns moradores e turistas. 

A sujeira pode ser vista no caminho entre Majorlândia e Canoa Quebrada, as principais praias de Aracati.

Mais de 20 pneus velhos jogados na areia também mancham o cartão-postal de Aracati, mas, principalmente, só aumentam os riscos de doenças, como a dengue, por exemplo. Segundo populares, parte do lixo colocada por comerciantes e moradores é recolhida com atraso pela Prefeitura. "Fiquei assustado com o que vi", afirma o leitor Fernando Santos.

Pneus, material de construção e lixo doméstico são encontrados em um beco próximo ao acesso da praia de Quixaba, para quem vem de Canoa Quebrada. "Às vezes leva uma semana para a Prefeitura coletar o lixo", fala a dona de casa Maria Jacinta.

Ao contrário do que dizem os moradores, a Prefeitura de Aracati informa que realiza a coleta periódica nas praias da cidade, mas lembra que também cabe à população cuidar da orla.
É comum o encalhe de animais marinhos nas praias de Aracati. As tartarugas, principalmente, costumam aparecer presas às redes de pesca jogadas em alto-mar. Para não danificar o material de pesca, os pescadores, numa atitude criminosa, cortam membros dos bichos para que eles se soltem.
Feridos, quando não morrem no mar, as tartarugas ainda encalham na praia. Em alguns casos, são resgatados por moradores que já foram até instruídos para socorrer os animais, que são levados por biólogos para centros de reabilitação no Rio Grande do Norte. No último fim de semana, em Majorlândia, três tartarugas que encalharam não tiveram a mesma e se transformaram em lixo orgânico, podendo ser foco de doenças.

Alternativas

A Praia de Canoa Quebrada já enfrentou sérios problemas de acúmulo de lixo. Para não ter que esperar pelo serviço de limpeza da Prefeitura, moradores e empresários, representados na Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) e no Conselho Comunitário, tomaram providências para limpar o local. Assim nasceu, em 2010, o projeto Comunidade Limpa, Consciência Ambiental.

Foram contratadas duas carroças de limpeza, três garis e seis multiplicadores da educação ambiental. Lixo reciclável desperdiçado junto ao lixo comum, material orgânico jogado nos cantos das ruas, queimadas em terrenos baldios para limpar terreno ou eliminar resíduos sólidos domésticos. Todos esses problemas são alertados pelos jovens.

Pneus e material de construção mancham um dos principais cartões-postais de Aracati. Segundo populares, parte do lixo é jogada no local pelos próprios moradores e comerciantes FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR


MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário