Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conheça as opções para guardar seus dados online


Drives virtuais permitem ao usuário armazenar e acessar seus arquivos de qualquer lugar
A opção de locais para salvar arquivos vem ganhando mais uma ferramenta. Empresas estão investindo em drives online que permitem o armazenamento de informações e para acessá-las é preciso apenas uma conexão com a internet. Nessas plataformas, os usuários podem salvar desde documentos de texto até fazer o compartilhamento de arquivos com uma lista de pessoas selecionadas.

Esses drives funcionam a partir da ideia de "computação em nuvem", o que significa que as informações podem ser acessadas ou compartilhadas a partir de qualquer mecanismo como celulares, computadores ou tablets conectados à rede. Esse tipo de computação é uma forma de oferecê-la como serviço, permitindo maior velocidade de processamento e espaço de armazenamento. A estudante Marina Mota destaca os benefícios desses mecanismos. "Além de facilitar o trânsito de arquivos, esses drives em nuvem permitem o acesso aos meus documentos em qualquer computador, sem o perigo de perder tudo quando temos problema no HD dos nossos computadores", ressalta.
 Serviços
O Dropbox é uma dessas plataformas. Ele oferece gratuitamente para novos usuários 2GB de memória, que com o decorrer do uso e indicações podem chegar a 18GB. Para utilizá-lo, basta criar uma conta no site (www.dropbox.com) e fazer o download do aplicativo. O Dropbox instala uma pasta no computador do usuário onde os arquivos podem ser colados, funcionando tal qual as demais pastas. Os arquivos hospedados no Dropbox podem também ser acessados em uma pasta online, através do site, e qualquer alteração nela é armazenada em todas as pastas, porque são sincronizadas.
Além de armazenar, o Dropbox permite o compartilhamento de arquivos. Há uma pasta pública dentro da conta de cada usuário, na qual os arquivos copiados geram um link que pode ser enviado para qualquer pessoa. Até agora, não há limite no tamanho e tipo dos arquivos hospedados e a interface permite a visualização de todas as pastas e as últimas atualizações.
Para concorrer com Dropbox, o Google Drive foi lançado em abril deste ano. Ele oferece 5GB de armazenamento gratuito e permite a visualização de mais de 30 arquivos no navegador, incluindo extensões - como do Photoshop -, independentemente do programa estar instalado no computador do usuário, e a sincronização com documentos do Google Docs. Para acessá-lo, basta ter uma conta do Google. O modo de funcionamento se assemelha ao do concorrente Dropbox, quando uma pasta pode ser instalada no computador .

O Skydrive é um disco virtual da Microsoft que foi lançado em 2008. Ele faz parte do Windows Live e tem sua interface muitas vezes confundida com a do Hotmail. O pen drive virtual oferece 25GB de espaço para hospedagem de diversos arquivos e permite também o compartilhamento de informação com determinados grupos. Para adicionar arquivos, basta arrastá-los para as pastas, que podem ser protegidas por senhas. Os usuários do Skydrive 2011 podem sincronizá-lo ainda com uma pasta do computador, tendo para isto, 5 dos 25 GB ofertados e é necessário a instalação do Windows Live Mesh.
Essas plataformas estão disponíveis para PCs com sistemas Windows e Mac e para tablets e smartphones. O Dropbox disponibiliza ainda uma versão para Linux. Além das versões gratuitas, esses serviços oferecem maior espaço de armazenamento chegando a liberar até um terabyte e os preços variam de R$ 5 até R$1.500.
Limitações
Um dos pontos fracos levantado por usuários desses drives é a pouca memória que eles ainda disponibilizam nas versões gratuitas. Dois ou cinco gigabytes é um espaço pequeno para salvar, por exemplo, todos os arquivos de um computador. Além do espaço, outro problema para usuários brasileiros é a baixa disponibilidade do acesso à internet, tendo em vista a necessidade de conexão para acessar os arquivos em qualquer lugar.
São por esses pontos, que os usuários dos drives online acreditam que eles ainda não estão prontos para substituir os pen drives. "Hoje não sei se eles substituem os pen drives. Primeiro porque o espaço disponibilizado por esses drives ainda é pequeno. O Google Drive é o maior e dá 5GB de memória. Segundo, porque o acesso à internet ainda é precário no Brasil, não temos internet de graça e consequentemente podemos estar sujeitos à falta de acesso virtual, impossibilitando o download de arquivos", diz a usuária Marina Mota.
Mais informações
Confira os websites para acessar os drives online:
- Dropbox (www.dropbox.com)
- Google Drive (www.drive.google.com)
- Skydriver (www.skydrive.live.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário