Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Seleção para cirurgias tem início hoje


A expectativa é que 100 crianças façam a operação corretiva do lábio leporino e fenda palatina no Ceará

Começa, hoje, a seleção de crianças e adolescentes do Interior interessados em participar do mutirão de cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina. A ação, a ser feita no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), é realizada conjuntamente com a Organização Não-Governamental (ONG) Operação Sorriso. Amanhã (25) será a vez dos pacientes de Fortaleza e da Região Metropolitana participarem da seleção. A lista com os selecionados será divulgada na quinta-feira (26).


A expectativa é que cerca de 100 crianças tenham o problema corrigido no Ceará. As cirurgias serão realizadas de 28 de abril a 2 de maio, com atendimento iniciando sempre às 8 horas. Para atender a demanda, cinco salas do Albert Sabin serão disponibilizadas. Os cirurgiões Geraldo Sérgio Teixeira e Moacir Cimort, do Hias, além de 60 profissionais voluntários da ONG, entre brasileiros e estrangeiros, de áreas da cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia e pediatria participarão ativamente do mutirão.

Para participar da seleção, basta comparecer ao Hias no dia indicado, levando a devida documentação. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes do Interior serão fornecidos sem custos. Para isso, a ONG conta com apoio da Marinha do Brasil, da Casa do Menino Jesus e Lar Amigos de Jesus.

Evelin Gondim, coordenadora do ambulatório do Hias, avisa que os pacientes que ficarem de fora da Operação Sorriso 2012 serão avaliados e atendidos no Núcleo de Apoio ao Fissurado, após o término da expedição.

Esta é a 14ª vez que o programa será realizado no Ceará. Em 2010, foram operadas 80 crianças. Desde 1997, a Operação Sorriso possibilitou que mais de 1.500 pessoas voltassem a sorrir. O procedimento é rápido, dura em média 45 minutos, e um dia após a cirurgia o paciente já pode retornar para casa.

Dados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nasce com fissura lábio palatina no Brasil.

O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. Entre as principais causas da má formação, estão o uso de álcool, cigarros, realização de raios-x na região abdominal, deficiência nutricional, estresse emocional e hereditariedade. As consequências na vida de uma criança vão além da estética. O problema pode causar graves deficiências auditivas, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala.
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário