Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

A nova dinâmica do mercado


Enquanto cresce a geração de vagas e profissionais buscam qualificação, Estado ainda tem o que avançar
Na próxima terça-feira, dia 1º de maio, países como o Brasil e inúmeros outros comemoram o Dia Mundial do Trabalho. Cada um deles podem ter histórias distintas, realidades diversas, problemas políticos, econômicos e sociais, mas os profissionais, em qualquer parte do mundo, possuem as mesmas aspirações: serem bem-sucedidos em suas carreiras, dominando a técnica e os conhecimentos necessários à sua atividade, obtendo, dessa forma, mais qualidade de vida para si e suas famílias.

Segundo os especialistas na área, às vezes isto é possível, outras vezes não. O que se sabe, porém, é que se vive um momento complexo no mercado de trabalho. Com o advento das tecnologias, a cada ano surgem novas profissões; e outras, nem tão antigas, continuam a demandar pessoal. O tempo urge e as transformações acontecem a todo instante, requisitando do trabalhador uma capacidade de adaptação muito grande. Ao mesmo tempo, uma nova dinâmica de valorização profissional e de remuneração também vem acontecendo. De um lado, as empresas traçam o perfil atualizado de profissional que almejam. Do outro, trabalhadores têm cada vez mais claro o que esperam nas condições de trabalho.
Em meio a esse movimento, mesmo sem superar o expressivo resultado do ano anterior, em 2011, o Ceará continuou a avançar na geração de postos de trabalho. Com mais de 56 mil vagas criadas, foi o terceiro estado do Nordeste a gerar mais empregos, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E a região nordestina, pelo terceiro ano consecutivo, foi a segunda do País a criar mais vagas.
No entanto, apesar desse desempenho, o Ceará ainda tem muito o que melhorar. Não apenas na quantidade de colocações, mas, sobretudo, no que diz respeito às condições de trabalho e de rendimento da população, abrindo uma janela de oportunidades nessa direção. E nada mais apropriado do que a comemoração de data tão importante para o trabalhador para mostrar essa realidade. Ao mesmo tempo, revelar o que o mercado espera desses profissionais, quais as mudanças operadas nos últimos anos, assim como trazer exemplos de quem luta pelo sucesso.
ANCHIETA DANTAS JR.
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário