Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Parceria propicia capacitação


A iniciativa da Asdecq conta com parceria técnica do Sebrae e apoio financeiro do Banco do Nordeste
Abençoada pela natureza, Canoa Quebrada quer mostrar que tem muito mais que belas paisagens, riqueza cultural e diversidade gastronômica. Os empresários querem fazer do lugar um destino profissional, com excelência nos serviços. Por isso, a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) teve a iniciativa de desenvolver um projeto que visa, exatamente, o aperfeiçoamento empresarial dos negócios turísticos, com a capacitação de gestores e colaboradores do destino.

O presidente da Asdecq, Ruy Oliveira, afirma que a ideia surgiu da necessidade de aprofundamento e complementação das capacitações que já foram executadas no destino. "Fizemos um levantamento junto aos empresários e constatamos que havia essa demanda", explica. De acordo com Oliveira, a meta é beneficiar, ao menos, 70% das empresas de Canoa Quebrada, o que representa 245 empreendimentos.
A analista do escritório regional do Litoral Leste do Sebrae no Ceará, Mônica Sabino, conta que o Sebrae foi demandado para a elaboração do projeto e a execução das capacitações. "A Asdecq deu entrada com o projeto no Banco do Nordeste e ele foi aprovado. Agora, estamos na fase da formalização, no âmbito jurídico, da parceria entre a Asdecq, o Sebrae e o BNB", informou.
Segundo Mônica, o objetivo é promover a constante melhoria de produtos e serviços oferecidos e a competitividade das empresas, não só de Canoa Quebrada, mas do município de Aracati, beneficiando também Majorlândia e Quixaba. Por meio da parceria serão capacitados empresários e colaboradores de empreendimentos turísticos dos segmentos de hospedagem, alimentação, agências de viagens e serviços de transporte do município, com foco no aprimoramento de habilidades gerenciais e tecnológicas (melhoria dos processos produtivos e inovação), levando em conta as atividades de cada segmento.
A primeira ação é a aplicação de pesquisa para identificação das necessidades em termos de capacitação. "Embora já tenhamos os temas das capacitações, essa pesquisa vai balizar os focos desses temas", justifica Mônica. "Até o fim da primeira quinzena de abril, nossa ideia é aplicar a pesquisa e divulgar o cronograma de formação das turmas ao longo de 2012 e iniciar os cursos ainda em abril", adianta.
As capacitações vão girar em torno de temas gerenciais, como gerenciamento, planejamento e controle financeiros; gestão de equipes; atendimento; liderança; técnicas de negociação e comercialização; marketing; mercado e associativismo. Além disso, haverá também a realização de capaci-tações tecnológicas voltadas para higiene e manipulação de alimentos, boas práticas de fabricação de alimentos, gastronomia local, organização produtiva e layout.
A última etapa é a realização de uma pesquisa de satisfação junto aos clientes dos empreendimentos envolvidos para avaliação do impacto do projeto.
Destino
O Ministério do Turismo (MTur) adota um modelo de gestão descentralizada, a partir da organização, articulação e integração entre os atores públicos, privados e do terceiro setor, dos Estados, Distrito Federal e municípios brasileiros, em especial os das regiões turísticas, para a definição e execução de ações conjuntas e o fortalecimento da atividade turística.
Um de seus programas contempla o município de Aracati/CE, classificado como um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O objetivo é estruturar os destinos de forma a obter um padrão de excelência internacional no turismo, ampliando, em seguida, a atividade para outros municípios da mesma região.
A estruturação perpassa questões como existência de atrativos, ambiência institucional e, sobretudo, qualificação dos serviços prestados pelos empreendimentos dos diversos segmentos da atividade turística.
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário