Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Maranguape dá adeus a filho ilustre


Segundo a Prefeitura de Maranguape, cerimônia das cinzas do humorista deve acontecer no próximo dia 12 de abril
Maranguape. "A nossa vida só terá sentido se for para fazer as outras pessoas felizes". A frase, do padre Rafhael Silva Maciel, foi dita durante a missa de 7º dia de falecimento de Chico Anysio, o humorista que fez o povo brasileiro sorrir por 65 anos e partiu na última sexta-feira, aos 80. A celebração foi realizada na manhã de ontem, na Igreja Matriz de Maranguape, cidade onde Chico nasceu e passou parte de sua infância.

Pessoas de todas as idades lotaram o templo para prestar homenagens ao conterrâneo, que fez Maranguape ser conhecida nacionalmente. Chovia quando os moradores entraram na igreja ao som do Hino ao Músico, tema de abertura dos programas de Chico Anysio. A música foi tocada pela Banda Municipal Maestro João Inácio da Fonseca.
Integrantes do Sindicato dos Humoristas do Ceará (Sindhumor) usavam camisetas com a imagem de Chico e a frase "80 anos e 345 dias de bom humor". "Não temos e não teremos um humorista como Chico Anysio no Brasil. Era um homem humilde, que sempre divulgou o Ceará e Maranguape por onde passava. Ele é uma referência para todos os humoristas do nosso País", declara o presidente o Sindhumor, Ernesto Martins.
O humorista maranguapense Alexandre Silva, 24, mais conhecido na cidade como "Rapadura", estava na igreja. Ele, que foi o vencedor das três edições do Festival Nacional de Humor de Maranguape, conta que se inspira em Chico Anysio para fazer suas apresentações. "Um dia, quero proporcionar às pessoas pelo menos a metade do que Chico Anysio proporcionou", fala.
Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi quando a bandeira de Maranguape e a imagem de São Francisco, de quem o humorista era devoto, foram carregadas até o altar.
Em seguida, uma caricatura do Professor Raimundo, um dos personagens mais famosos de Chico Anysio, também foi levada e colocada ao lado do santo. Juntas, as imagens ficaram sobre a bandeira da cidade. Segundo a Prefeitura de Maranguape, a cerimônia das cinzas de Chico Anysio deve acontecer no dia 12 de abril, data do aniversário do humorista. No final da celebração, os sanfoneiros de Maranguape Sirano e Sirino interpretaram a Oração de São Francisco, que, em um de seus trechos, diz: "onde houver tristeza, que eu leve a alegria". E foi isso o que Chico fez durante décadas.
RAONE SARAIVA
ESPECIAL PARA O REGIONAL

O QUE ELES PENSAM
Chico deixa um grande legado
"Chico Anysio dedicou 65 anos de sua vida à arte de fazer rir e deixou um grande legado para o Brasil. É difícil se acostumar com a partida de um grande amigo. Um ser humano humilde, acima de tudo, pois sentia prazer em ajudar os amigos, em dividir o palco e o sucesso com eles. Com certeza, todos os humoristas brasileiros estão se sentindo órfãos"
"Toda a cidade de Maranguape está vivendo um sentimento de pesar, pois perdeu seu filho mais ilustre, que nunca se envergonhou de levar o nome de sua cidade para todo o País. É preciso lembrar que Chico Anysio, além de um grande humorista, era compositor, ator, pintor e um ser humano maravilhoso, uma figura que jamais será esquecida"
George Valentim
Prefeito de Maranguape
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário