Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Evento discute exposição na internet


Você costuma expor tudo da sua vida pessoal nas redes sociais? Apesar de alguns sistemas permitirem que as mensagens postadas na internet sejam direcionadas a grupos ou listas, nem todos se dão conta ou sabem utilizar esses mecanismos. Mas até que ponto pode ser maléfico essa superexposição? Teria isso se transformado em algum tipo de ativismo? Essas e outras temáticas embalaram, na tarde de ontem, o Desencontro 2012. O evento acontece até hoje no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro.
Alex Primo, professor da Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca que a tecnologia e serviços da web 2.0, como Facebook, Twitter, blogs e vlogs facilitam a expressão de quem não tinha voz no passado. Quem podia falar eram os meios de comunicação de massa.

Muitas vezes, as pessoas não conseguem perceber até onde chega o que estão falando. Mas, acrescenta o professor, cada vez mais elas estão aprendendo a fazer melhor uso das redes sociais, a se proteger melhor, conversar, interagir e se mostrar para quem elas realmente estão querendo apresentar suas informações e fotografias. O problema, afirma, é quando acham que a exposição é o fim e não o meio para se atingir outros objetivos.
Experiência
Exemplo de superexposição é a da gaúcha Ana Maria De Cesaro, 24 anos, que trabalha como analista de sistemas em São Paulo. Após expor vídeos na internet contando para onde ia, o que fazia e, mais recentemente, sobre o seu processo de emagrecimento, começou a "ganhar fama" na rede e seus vídeos passaram a ter um grande número de acessos. O reflexo disso está no seu Twitter (@anadecesaro), onde a blogueira e vlogueira possui 22.404 seguidores.
"A repercussão é bem maior do que eu esperava. Achava que ia ser só a gorda que ia emagrecer, mas, agora, vejo que estou sendo vista como motivo de inspiração, de força de vontade para outras pessoas que estão conseguindo fazer o mesmo. Isso é o mais legal para mim", frisa.
Apesar de no começo ter ficado um pouco assustada com a superexposição, a carioca Pietra Príncipe, 29 anos, formada em design, disse que, pelo fato de ser apresentadora de TV, acabou sendo muito exposta na internet pelo programa polêmico que apresenta, onde um grupo de mulheres fala sobre sexo. Ela conta que começou a "bombar" na internet, virou hit do YouTube e, por conta disso, hoje, possui dois blogs.
Programação hoje

Palco 1

10h30 - Cinema com rapadura - Pirataria, benefícios e malefícios ao cinema

12h - Humor, o segundo assunto de maior sucesso na internet;

15h - Sorria, você está sendo visualizado;

16h30 - Qual o futuro das mídias sociais?

19h - Falcão

19h45 - Painel com a jornalista Rosana Hermann

Palco 2

10h30 - Política e a democratização nem sempre amistosa da internet;

12h - Acessibilidade na web;

15h - O jornalismo em tempos de dúvidas, desafios e desilusões

18h - Publicidade e redes sociais

19h45 - Empreendedorismo e negócios em meios digitais

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário