Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Hotel-escola do Senac vira unidade do IFCE


Governo do Estado firma contrato com o instituto, e o Hotel Senac Guaramiranga deixa de existir neste mês
Responsável pela formação de mão de obra qualificada para a hotelaria cearense, o Hotel Escola Senac de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, fecha suas portas na próximo domingo, dia 26 deste mês, após quase 10 anos de operação sob a responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE). O governo do Estado, proprietário do imóvel, não renovou o contrato de concessão com a instituição.Com a saída do Senac, o prédio passa a abrigar mais uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Inicialmente, serão realizados serviços de restauração no prédio para a ocupação pelo IFCE, que transformará toda a estrutura em salas de aula. A nova unidade vai atender a meta do programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica e contribuirá para a descentralização da oferta de qualificação profissional.
O reitor do IFCE, professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, considera a chegada do instituto a Guaramiranga como um importante ganho para a instituição na medida em que haverá uma aderência às atividades de aprendizado de gastronomia e hotelaria já desenvolvidos no Maciço de Baturité.
Inicialmente, o antigo Palácio de Guaramiranga será utilizado para atividades práticas dos alunos dos cursos ora desenvolvidos na vizinha cidade de Baturité. Além disso, serão ministrados novos cursos no local. O contrato de concessão firmado com o governo do Estado tem duração de 10 anos, prorrogável por igual período.
Atualmente, o IFCE mantém 84 cursos técnicos e 64 cursos superiores, entre graduações tecnológicas, bacharelados e licenciaturas, além de 12 pós-graduações (entre especializações e mestrado). São 23 campi do instituto em todo o Estado do Ceará.
Histórico
A mudança de ocupante do antigo Palácio de Guaramiranga constitui-se em mais um capítulo da movimentada história da edificação, com área total de 2,5 hectares, inaugurada em 1978 no governo do coronel Adauto Bezerra para servir de espaço de lazer, fins de semana e férias de antigos governantes do Ceará.
Desprezado pelas autoridades, o prédio foi transformado em hotel-escola, 12 anos depois, em março de 1990, quando do governo Tasso Jereissati, após passar por diversas obras de adaptação em sua estrutura física. O objetivo era treinar mão de obra especializada para atuar em diferentes setores da hotelaria.
A reforma do equipamento integrava o programa de recuperação e reaparelhamento da infraestrutura turística do Ceará. O hotel-escola iniciou as atividades sob a administração da antiga Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), então presidida por Artur Silva Filho. Em setembro de 1996, o equipamento passou a ser administrado pela Secretaria de Turismo (Setur-CE). A estrutura incluia 19 apartamentos, salão de convenções, salas de apoio, salão de jogos, piscina, sauna, cascata e playground.
Posteriormente, o antigo Palácio de Guaramiranga passou por pequenas obras e a desativação da estrutura como ambiente de ensino, passando a funcionar exclusivamente como hotel, já no governo Ciro Gomes. Em março de 2002, um convênio firmado pelo governo do Estado e o Senac-CE abriu outra vez a oportunidade de o hotel voltar a funcionar como instituição pedagógica voltada à formação de profissionais para o turismo.
Pelo acordo, o governo concedia a gestão do hotel ao Senac-CE pelo prazo de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10 anos. Em solenidade realizada em setembro de 2003, surgia o Hotel Senac Guaramiranga com foco em duas vertentes: comercial e pedagógica. A proposta era qualificar pessoal para trabalhar nos estabelecimentos instalados no Maciço de Baturité.
Copilado do Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário