Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Ceará participa da 17ª Fiart


O evento é uma oportunidade de difundir o artesanato cearense como atividade ligada ao turismoUm grupo de oito artesãos cearenses, representando 12 associações produtivas e mais de 200 pessoas, participam até o dia 29 deste mês, na capital do Rio Grande do Norte, da 17ª Feira Internacional de Artesanato de Natal (Fiart). Todos os grupos são atendidos pelo Sebrae no Ceará com capacitações, consultorias tecnológicas e gerenciais e ações de acesso a mercado.
Várias tipologias características do artesanato cearense estarão em exposição num estande de 45 metros quadrados, entre elas bordado, crochê, filé, trançado em palha de milho e de bananeira, couro, tecelagem, madeira, patchwork, fuxico e couro de peixe. Destaque para a xilogravura e o cordel do Cariri. Além do Cariri, representam o Ceará produtos de outros cinco municípios: Limoeiro do Norte, Baturité, Jaguaribara, Quixeramobim, Crateús e Várzea.

O artesão José Lourenço, de Juazeiro do Norte, é um dos participantes e espera vender cerca de 300 peças até o último dia do evento. Ele representa a Associação Lira Nordestina com produtos ilustrados com xilogravuras, como sandálias e cerâmicas, e cordéis. "Esta é a 10ª vez que participamos dessa feira, que sempre é bastante proveitosa. Nossos produtos são muito bem aceitos e as vendas são boas. É muito importante, para nós, começarmos o ano dessa forma, vendendo e conquistando novos clientes", afirma.
De acordo com a gestora estadual dos projetos de artesanato e cultura do Sebrae/CE, Juniar Ellyan, a feira é uma importante vitrine para os produtos cearenses, já que deverá receber a visitação de aproximadamente 70 mil pessoas, entre elas diversos turistas nacionais e estrangeiros. "Durante a feira, os artesãos fazem contatos com lojistas, recebem encomendas e fecham vendas. Isso significa que rende negócios também a médio e longo prazo", explica.

A Feira Internacional de Artesanato de Natal é promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal e Sebrae, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O evento agrega em um único espaço, artesanato nacional e internacional, gastronomia e entretenimento. São 385 estandes e 2.630 artesãos, ocupando uma área de 7,5 mil metros quadrados do Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. A estimativa dos organizadores é de que a feira gere um volume de negócios da ordem de R$ 7 milhões com a comercialização dos produtos.

Neste ano, a Fiart tem como tema "Artesanato: instrumento de transformação, criatividade e riqueza". No ano passado, foram comercializadas 168.060 peças. Os artesãos participantes da Fiart são procedentes de vários Estados do Brasil e de outros países, como Japão, República Checa, Itália, Equador, Índia, Peru, Quênia, Tailândia, Bolívia, Paquistão e Filipinas.

Na parte cultural, a programação está apresentando shows, tribos indígenas, mostra de danças juninas, orquestras, filarmônicas e apresentação de 73 grupos folclóricos.

Mais informações

Fiart - de 20 a 29 de janeiro
Local: Centro de Convenções de Natal/RN


Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário